sexta-feira, 16 de julho de 2010

Livre das toxinas e dos quilinhos extras

Depois de conquistar celebridades como Jennifer Aniston e Beyonce, a dieta detox virou moda nos Estados Unidos. Mas alguns programas são radicais: só permitem ingerir água ou sucos por vários dias. Até emagrecem, mas roubam energia e enfraquecem a saúde. A boa notícia: a dieta detox pode ser baseada em alimentos funcionais - aqueles que, além de nutrir, deixam você mais resistente a doenças e ao envelhecimento. Eles também são capazes de potencializar o fígado numa de suas principais funções: eliminar as toxinas. A partir disso, você fica menos resistente à perda de peso. E ganha outro pique!

Alguns nutricionistas afirmam que o organismo é suficientemente inteligente para se livrar sozinho das impurezas. Outros não discordam, mas defendem que o detox é importante para facilitar o processo de purificação. Principalmente se você costuma consumir fritura, alimentos com gordura trans, superindustrializados ou cultivados com agrotóxicos, fumar e se expor muito ao sol e à poluição. "Esses agentes externos contribuem para o aumento de componentes tóxicos no organismo, que, sobrecarregado, pode não dar conta de todos eles", diz Isabel Jereissati, nutricionista do Spa Casas Brancas, em Búzios. Resultado: células inflamadas. O que vem a seguir? Tudo o que você não quer: resistência baixa, cansaço, pele opaca e peso extra.

As fibras trabalham duro na faxina. Por isso, o cardápio detox é farto em hortaliças, castanhas e sementes. As frutas também são bem-vindas. Mas o limão é o queridinho da dieta. "Apesar do sabor ácido, essa fruta tem ação alcalinizante, o que melhora o funcionamento do organismo como um todo. Além disso, é rico em terpeno - substância que ajuda o fígado a eliminar as toxinas", diz Isabel. Ficam de fora: carne vermelha, açúcar, leite de vaca e derivados e aditivos químicos. Durante o programa, procure ainda evitar pães e biscoitos refinados. Aliás, esses itens podem sair de vez da sua alimentação. Mas se você não consegue viver sem eles, a nutricionista aconselha repetir o detox a cada 30 dias: pode ser por sete dias ou apenas um fim de semana. O importante é fazer esse tipo de limpeza com regularidade. Seu corpo agradece... com quilinhos a menos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.