sexta-feira, 6 de agosto de 2010

WHEY PROTEIN É TUDO IGUAL?


Este artigo tem o único e exclusivo intuito de esclarecer mais sobre o mundo da suplementação para pessoas interessadas em melhorar sua alimentação esperando assim uma melhor performance em resultados esportivos.

Vamos esclarecer um pouco mais sobre um famoso suplemento e muito usado no Brasil nos últimos 10 a 15 anos. Este suplemento chama-se: Whey Protein, sim, a proteína do soro do leite, vamos falar um pouco mais sobre um suplemento simples e comum no dia-dia de muitos praticantes de atividade física ou não, pois mesmo quem não faz atividade física também pode usufruir dos benefícios deste tipo de proteína.

Antes de falarmos mais sobre whey protein vamos recordar um pouco mais sobre: Digestibilidade, Valor Bilologico, Net Protein Utilization, Protein Digestibility Correcteted Amino Acid Score).

Digestibilidade: significa o percentual da quantidade de proteína absorvida pelo sistema digestivo em relação a quantidade de proteína ingerida de um alimento.
Vamos ver um exemplo:
- Ovos 97%;
- Leite e Queijo 95%;
- Carnes e Peixes 94%;
- Arroz branco 88%;
- Feijão 78%;

Nota-se que a proteína de origem animal possui sempre uma relação maior.

Valor Biológico: significa o percentual da quantidade de proteína que será efetivamente retida pelo organismo, essa quantidade é diretamente ligada a quantidade que foi digerida anteriormente. Para se calcular é calculada a quantidade de proteína ingerida menos a quantidade de proteína excretada nas fezes e urina.

Net Protein Utilization: é uma forma de calcular o valor biológico, ou seja, é o percentual de proteína retida pelo organismo em relação ao total de proteína ingerida. O Net Protein Utilization ou N.P.U é a melhor forma de analisar a qualidade de uma proteína, pois na digestibilidade nós apenas sabemos o quanto será digerido e no valor biológico sabemos apenas o quanto será retido, sendo assim o N.P.U é uma forma de saber o quanto será utilizado realmente para nossas funções do corpo, no nosso caso, aumento da nosso querida massa muscular. Exemplo:

- Leite Humano 95%;
- Carne de vaca 93%;
- Ovos 87%;
- Leite Bovino 81%;
- Arroz Branco 81%;
- Farinha de Soja 54%;
- Trigo Integral 49%;

Vamos ver um exemplo.
- 1 ovo cozido inteiro tem media de 6gr de proteína, sabemos que a sua digestibilidade é de 97%, ou seja apenas 5.82gr será digerido, logo de 5.82gr de proteína digeridos somente 5.06gr será utilizado pelo nosso organismo, nota-se que houve uma perde de 0.94gr de proteína em 1 ovo inteiro.
- Agora vamos fazer um exemplo com os mesmos 6gr, porem de soja: sendo digestibilidade na media de 90% apenas 5,4gr foram digeridas, e n.p.u de 55%, apenas 2,97 será retida pelo organismo.

Sendo assim notamos que as proteínas de origem animal ainda são as melhores em questão custo VS beneficio, apesar da soja possui um perfil de aminoácidos completo a sua retenção não é tão boa quanto achamos. Ou seja, aqui já esta o primeiro sinal que proteína não é tudo igual

Protein Digestibility Corrected Amino Acid Score: é uma forma de classificação de uma proteína onde se analisa a quantidade e a proporção dos aminoácidos essenciais e sua digestibilidade. Como foi dito anteriormente a Soja possui um PDCAAS muito alto, porem com pouco NPU, sendo assim a melhor proteína para ser consumida por quem visa o aumento de massa muscular ainda é a Whey Protein, Albumina e ou seus derivados.


Já estamos “carecas” de saber que a whey protein é uma das melhores proteínas CUSTO vs BENEFICIO do mercado, mas vamos recordar:

- Valor biológico alto, 104.
- Permanece solúvel no estomago com rápido esvaziamento gástrico;
- Aumenta a síntese de proteína em até 68% após a ingestão de 30gr de whey;
- Produz a mais alta e conhecida liberação de GF-1;
- Contem IGF-1 & IGF-2;
- Baixo os níveis de LDL;
- Melhora saúde óssea;
- Aumenta nível de glutationa;
- Anabólico Natural;
- Melhora utilização de Ferro;
- Aumenta absorção de Zinco;
- Rica em BCAA´s
- 3,5hr de liberação na corrente sanguinea;

Com isso, ajuda:
- síntese de nova massa muscular;
- recuperação muscular;
- melhora sistema imunológico;
- favorece definição muscular;
- ajuda na perca de gordura;


Agora que recordamos um pouco mais sobre os benefícios da Whey, vamos deixar de lado todo esse papo, e vamos no fixar na parte que TODOS deveriam cuidar mais sobre os produtos que estão usando, ou seja A QUALIDADE DA MATERIA PRIMA DO PRODUTO, pois infelizmente no Brasil algumas das industrias preferem faturar ao invés de melhorar a saúde de seus clientes, contudo a população tem sua culpa também pois preferem custos do que qualidade, forçando assim as empresas a melhorarem preços ao invés de somente qualidade...bom esse assunto é longo vamos para o próximo passo.

Formas de Whey Protein:
Whey Protein Concentrada, Whey Protein Isolada, Whey Protein Hidrolisada

Formas de Extração da Whey Protein:
- Cross Flow Micro filtration (CFM);
- Ultra filtration (UF);
- Micro filtration (MF);
- Reverse osmosis (RO);
- Dynamic membrane filtration (DMF);
- Ion exchange chromatography, (IEC);
- Electro-ultrafiltration (EU);
- Radial flow chromatography (RFC);
- Nano filtration (NF),

Sendo as mais populares, Troca Iônica, Ultra Filtração & Micro Filtração.
Não vamos nos aprofundar em cada forma de extração, pois daria mais um artigo somente sobre como cada uma funciona, acho até interessante este artigo de formas de extração pois mais informações nossos colegas iriam ter, abrangendo assim um maior entendimento sobre Suplementos.

Concentrações da Whey Protein:
Vamos citar o nome comercial (na industria que manufatura a matéria prima), a concentração de proteína.

Avonlac 134 – 34%
Avonlac 170 – 70%
Avonlac 180 – 78%
Avonlac 282 – 80%
Thermax 34 – 34%
Thermax 70 – 72%
Tri FX 700 – 73,5%
Hilmar 8390 – 78%
Hilmar 8000 – Whey Protein Concentrate
Hilmar 8000 – Whey Protein Concentrate – Dalhart
Hilmar 8010 – Instantized WPC
Hilmar 8010 – Instantized WPC – Dalhart
Hilmar 8200 – Heat Stable/Gelling WPC
Hilmar 8350 – Whey Protein Hydrolysate
Hilmar 8360 – Instantized WPH
Hilmar 8370 – Whey Protein Hydrolysate
Hilmar 8380 – Whey Protein Hydrolysate
Hilmar 8390 – Whey Protein Hydrolysate
Hilmar 8500 – Lactose-Free WPC
Hilmar 8501 – High Protein WPC
Hilmar 8600 – Water Binding/Gelling WPC
Hilmar 8610 – High Gel Whey Protein Concentrate
Hilmar 9400 – Whey Protein Isolate
Hilmar 9410 – Instantized WPI
Hilmar 5000 – Natural Lactose

Hilmar 5020 – Fine Grind Lactose
Hilmar 5030 – Extra Fine Grind Lactose
Hilmar 5100 – Refined Edible Natural Lactose
Hilmar 5110 – Refined Edible Lactose – 100 mesh
Hilmar 5120 – Refined Edible Lactose – 200 mesh
Hilmar 5320 – Pharmaceutical Lactose – 200

Bom como deu para notar, exisem “N” tipos de whey protein de “NN” concentrações, e é aí que mora o perigo, pois no Brasil quem vai me garantir que o pote de 900gr de Whey Protein é de boa qualidade? Ou seja, no mínimo uma concentração de 80%.

Aqui esta esclarecida mais uma duvida, que muitos se perguntam...”Por que Whey Importado é melhor que o “nacional”?” Pois nos E.U.A. as fabricas são obrigadas a por e respeitar o que diz o rotulo, caso contrário o F.D.A (espécie de ANVISA), aplica severas penalidades, já no Brasil...bom, no Brasil a resolução fala em alimento hiperprotêico, mas não fala nada sobre a qualidade daquele alimento...exemplo: um produto cuja seja 50% proteína do soro do leite + 50% de soja isolada, pode receber o nome de “Hiper Max Mega Ultra Whey Protein”, levando o consumidor ao erro de comprar Whey Protein, porem levando Soja com preço de whey.

As perguntas que você deve-se fazer:
- Quem me garante que o whey que uso é 80%? Na verdade ninguém me prometeu isso, porém a falta de informação me leva crer que sim...pois me mostram inúmeras pesquisas e propagandas falando muito bem do whey, aí espero os mesmos efeitos, porem esses resultado são encontrados em wheys de “verdade”.

- Quem me garante que não tomo Soro de Leite por Proteína do Soro de Leite? Pra quem acha que é tudo igual, esta errado! Pois o soro de leite é super mega barato, enquanto a proteína do soro de leite tem um custo muito mais elevado.

- Quem me garante que não estou pagando ou acho que estou pagando por whey 80% e estou bebendo whey 35%? essa ninguém garante nada.

- Whey Refil (em sacos), é igual a whey em pote? o que você acha?

- Quem me garante que não tem industria por aí adicionando leite em pó desnatado com whey protein? huuuum?!

- Agora vamos mais longe, qual a porcentagem de cada Whey Protein nos produtos: 3 Whey; 4 Whey; 5 Whey; etc... Pois posso estar pagando um valor absurdo e simplesmente ingerindo quase que whey protein concentrada, não que seja ruim isso. O certo seria vir especificado, XXgr de whey tipo tal, XXgr de whey tipo tal e XXgr de whey tipo tal.


Bom, o a conclusão que tiramos aqui não é de falar mal dos suplementos brasileiros e sim instigar o consumidor a procurar informação e explicar certas duvidas que os usuários possuem sobre Nacionais VS Importados, outra dica é sempre analisar a quantidade de proteínas e carboidratos em 30gr do produto, uma boa whey protein fica na media de 22/24gr de proteína por 1/5gr de carboidratos por dose, não posso citar nomes, mas existem boas marcas no mercado nacional com bons produtos, basicamente a matéria prima da grande maioria é a mesma, pois compram de um ou dois importadores, portanto não havendo tanto problema sobre a qualidade da matéria prima, contudo devemos sempre estar de olhos bem abertos com tudo que ocorre no mundo a nossa volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.