Quer um bom conselho de saúde? Levante-se um pouco. Um novo estudo descobriu que fazer pausas curtas de tempos prolongados sentado, mesmo que por apenas um minuto, pode aguçar a sua cintura e melhorar sua saúde cardíaca.
Os participantes que fizeram mais intervalos – até 1.258 pausas curtas em uma semana – eram cerca de dois números de calça menores do que aqueles que fizeram menos intervalos, cerca de 99 em uma semana.
Segundo os pesquisadores, uma cintura menor significa menos gordura abdominal e melhor saúde do coração. Alta circunferência da cintura está associada com um risco aumentado de diabetes tipo 2, pressão alta e doenças cardiovasculares.
Por quê? Os especialistas explicam que, quando nos esticamos ou ficamos em pé, os grandes músculos nas pernas e nas costas são continuamente contraídos para manter a nossa postura. Porém, quando nos sentamos ou nos reclinamos, estes grupos musculares ficam basicamente inativos. Assim, mesmo pausas curtas do prolongado tempo sentado pode fazer com que estes grandes grupos musculares se contraiam.
4.757 pessoas com idades entre 20 ou mais anos participaram do estudo. Todos usaram um acelerômetro no quadril direito por sete dias durante as horas de vigília.
Estes acelerômetros medem a quantidade e a intensidade da atividade física dos participantes a cada minuto. Quando os níveis de atividade eram muito baixos, os pesquisadores consideraram que os participantes eram sedentários.
Os participantes variaram de 1,8 horas a 21,2 horas de sedentarismo por dia. A duração média de uma pausa era 4,12 minutos.
Os pesquisadores descobriram que, mesmo entre aqueles que passaram um longo tempo sentados, aqueles que fizeram uma série de pausas tinham cinturas menores e níveis de proteína C-reativa menores, um indicador de inflamação no corpo.
25% das pessoas que fizeram o maior número de pausas tinham cinturas em média 4,1 centímetros menores do que os 25% que fizeram o menor número de pausas.
Não é de hoje que pesquisadores estudam a relação entre o comportamento sedentário e a saúde. A nova constatação apóia um estudo publicado esta semana que mostrou que mais de quatro horas de tempo livre gasto na frente do computador ou da televisão pode aumentar o risco de ser hospitalizado ou morrer de doenças cardíacas. E em 2009, uma pesquisa indicou que um aumento de 1 centímetro na circunferência da cintura é associado a uma chance maior de morte prematura.
Esses resultados fornecem uma base para os pesquisadores explorarem por que os períodos de tempo sentados são ruins para a saúde. Por exemplo, a forma como os níveis de insulina são afetados pelo movimento e, portanto, pela falta de movimento. Ser consistentemente ativo pode aumentar a sensibilidade à insulina, enquanto a inatividade pode levar à resistência à insulina, um precursor da diabetes tipo 2. A inflamação no corpo em resposta à atividade física ou alimentação rica em gorduras também pode ser um culpado. [LiveScience]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.