Mesmo as pílulas com baixa dosagem de estrogênio podem estimular o aparecimento de celulite. Elas deixam a pele com aspecto de casca de laranja principalmente nas mulheres sensíveis ao hormônio ou que já têm tendência ao problema
A celulite afeta oito entre dez mulheres ocidentais, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Estética. O problema deixa ondulações nas pernas, nas coxas, no bumbum e, às vezes, até na barriga e costuma ficar em sua forma mais grave com o uso de anticoncepcionais que liberam estrogênio no corpo.
Muitas mulheres, no entanto, só percebem os "furinhos" na pele alguns meses após ter começado a tomar pílula. "São mais hormônios femininos circulando no organismo, provocando compressão das veias e vasos linfáticos da microcirculação", explica o cirurgião vascular Álvaro Pereira de Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, em São Paulo.
Pressionados, esses vasos transbordam linfa, um líquido viscoso rico em água e proteína que se acumula no tecido conjuntivo, desencadeando um processo inflamatório e, mais tarde, uma espécie de cicatriz que retrai a pele para dentro. Por isso o aspecto de casca de laranja.
Mesmo as pílulas com dosagens mínimas de estrogênio podem causar estragos às mulheres mais sensíveis. Nesse caso, o caminho é conversar com o médico para substituir a pílula por outra ou mudar o método anticoncepcional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.