quarta-feira, 28 de julho de 2010
A IMPORTÂNCIA DAS PROTEÍNAS NA DIETA
Quando falamos de proteínas, estamos nos referindo a moléculas muito grandes, formadas por centenas de outras moléculas menores chamadas de aminoácidos. Assim, podemos de forma correta fazer uma comparação entre os tijolos que formam uma estrutura maior, por exemplo, uma parede.
Quando essas proteínas são consumidas com os alimentos (carnes, ovos, laticínios, feijões, entre outros alimentos), ou na forma de suplementos alimentares (proteínas do soro do leite, caseinato, albumina), na verdade, o que nós estamos proporcionando ao nosso organismos não são as proteínas, mas os aminoácidos: matéria-prima para que o corpo possa formar as suas próprias proteínas (falaremos daqui a pouco). Isto porque toda proteína que é consumida será digerida pelo sistema digestivo. Assim, a mesma será completamente desmanchada no intestino até seus aminoácidos constituintes, o que no nosso exemplo anterior seria como se demolíssemos a parede para reutilizar os tijolos que a formavam.
Os aminoácidos que resultam da digestão serão então, absorvidos e utilizados por todos os tecidos do nosso organismo e não apenas pelos músculos que exercitamos na malhação. Os aminoácidos, é claro, contribuirão para formar a nossa massa muscular, mas não esquecer que o mesmo bife consumido numa refeição, servirá também para fornecer aminoácidos que serão utilizados na formação de outras proteínas importantes no nosso corpo como: proteínas de defesa (anticorpos), proteínas de transporte (hemoglobina), hormônios (Hormônio do Crescimento, insulina), cabelo, unhas, enzimas, além de ajudar na formação ou reparação de outros tecidos corporais e do músculo esquelético, entre muitas outras funções.
É claro que, quando falamos de alimentos, podemos encontrar qualidades de proteínas. As proteínas provenientes dos alimentos de origem animal (carnes, ovos e laticínios) proporcionam uma melhor quantidade de todos os aminoácidos necessários para o organismo. Por isso, que estas proteínas são conhecidas como de Boa Qualidade, ou como as de maior valor biológico. Para poder melhorar a qualidade das proteínas dos alimentos vegetais (cereais, leguminosos), o melhor é realizar a combinação dos mesmos na mesma refeição, que aliás, o brasileiro já o faz todo dia: ARROZ COM FEIJÃO! Nos suplementos protéicos, fabricados a partir do leite ou do ovo, só encontraremos as proteínas de maior valos biológico.
amos com paciência, não pense que consumindo só as proteínas de boa qualidade os nossos músculos crescerão mais rápido, este é um processo lento. Portanto, continue a treinar e se alimentar corretamente que o seu corpo faz o resto.
FONTES DE PROTEÍNA RECOMENDADAS
Peixe (particularmente atum enlatado em água, não óleo). Alguns tipos de peixe são pobres em gordura mas ricos em colesterol. (A propósito, como vimos na última capítulo, peixes gordurosos como salmão e truta na verdade são benéficos, devido a seus óleos.)
Aves (frango, peru). Remova a pele, que é rica em gordura; algumas aves, como o pato, são ricas em gordura.
Ovos. A clara de ovo tem poucas calorias, mas os ovos inteiros têm mais proteína e são muito mais nutritivos.
Leite desnatado. O leite desnatado tem 50% de carboidratos e 50% de proteína, enquanto o leite com 2% de gordura é gordo.
Proteína em pó à base de leite e ovos ou soro de leite.
As seguintes fontes protéicas têm maior quantidade de gordura, mas são uma fonte nutritiva de aminoácidos:
Carne de gado. Use cortes magros; um bife regular de 90 gramas lhe fornece cerca de 330 calorias, com 20 gramas de proteína, 27 gramas de gordura; comparativamente, um corte magro do mesmo tamanho contém 220 calorias, com 24 gramas de proteína e 13 gramas de gordura.
Porco. Apenas cortes magros; evite outros produtos à base de porco como lingüiça e bacon.
Carneiro. Bifes de carneiro são mais gordos do que os de porco.
Queijo. Alguns queijos são mais ricos em gordura do que outros; se você gosta muito de queijo, use um guia alimentar para ver os tipos mais magros.
Leite integral (e outros produtos derivados do leite, como manteiga, creme e creme azedo).
ENTRE NUMA GELADA - como aproveitar melhor a terapia pelo gelo
Vamos tentar ser o mais claros e definitivos possível.
O uso do gelo como terapia já existe há muito tempo e é largamente utilizado na reabilitação esportiva e/ou em qualquer trauma, mas para que ela seja efetiva temos que realizar a execução correta, pois, assim como os remédios, a crioterapia também tem que ter dose certa.
Quando ocorre a lesão aguda, ou seja, um trauma direto, uma torção, uma distensão, imediatamente coloque gelo no local, se possível antes dos primeiros 10 minutos pós-lesão, para evitar as reações de hipoxia secundária e aumento do edema; neste caso o gelo atua como controlador da inflamação e do edema. Permaneça por 20 minutos em uma confortável posição de drenagem e repita o procedimento de 2 em 2 horas.
E em uma lesão crônica, gelo ou calor? Depende. O gelo é um excelente analgésico, diminui o metabolismo da lesão e pode ser usado sempre que temos a dor como sintoma. No caso da lesão crônica, aquela que persiste por mais de 20 dias, podemos tentar o que mais alivia. Por experiência com meus atletas, parece ser o gelo mais eficaz na eliminação da dor nos tendões e articulações e o calor no músculo. Sempre pode haver uma agudização da lesão crônica, neste caso é imperativo voltar para o gelo.
Regras Básicas:
1 - apenas utilize gelo em pedra ou gelo gel pronto (adquire-se em farmácias e similares), nunca use com sal ou ainda recipientes prontos para gelar cerveja, pois a temperatura baixa muito e necrosa a pele.
2 - sempre fazer o gelo em repouso. Não coloque gelo e saia a passear para aproveitar o tempo. A intenção é diminuir o metabolismo, portanto tem que estar em repouso.
3 - realize a técnica em drenagem e com compressão (com uma atadura elástica); caso a lesão seja na perna, fique deitado com a perna acima do coração e apoiada. No ombro cotovelo ou mão deixe o braço apoiado confortavelmente com uma leve abertura do ombro.
4 - não use o gelo direto na pele, mesmo o gel. Utilize uma proteção de tecido, uma sugestão é usar aqueles saquinhos em que vêm sapatos. Gelo queima e atrapalha na recuperação.
5 - fique de 20 a 30 minutos com o gelo e não ultrapasse este tempo, após a aplicação movimente a região, ativa e lentamente.
6 - em lesões agudas repita a aplicação a cada 2 horas por 3 dias, em lesões crônicas 3 x ao dia é o suficiente.
7 - nunca aplique gelo antes da atividade física ou no meio dela. Deve-se fazer após atividade de preferência após o banho e dos alongamentos, mas dentro da primeira hora. Isto faz muita diferença.
Mas também há Contra-Indicações do uso do gelo. A crioterapia deve ser aplicada com cautela em indivíduo com hipersensibilidade ao frio, circulação defeituosa e doenças termorregulatórias. Se após essas considerações a crioterapia for o tratamento escolha desses pacientes, monitoramentos próximos da resposta e ajuste apropriado aos parâmetros de tratamento são necessários. Diminuindo a duração e ajustando a intensidade da aplicação, podemos produzir os efeitos desejados sem provocar reações adversas. Pacientes portadores de doenças como Fenômeno de Raynaud, Gota, entre outras, devem evitar o uso do gelo.
terça-feira, 27 de julho de 2010
Você Treina seus peitorais corretamente?
Se existe um grupo muscular que possa sintetizar a paixão e o entusiasmo da maioria dos homens que treinam, esse grupo é o Peitoral. Os caras o treinam com uma vontade desenfreada, pois na cabeça de todo mundo, peitorais grandes refletem perfeição física.
Toda Segunda-Feira é assim, chegamos à academia e podemos notar o fenômeno; todos os bancos de supino estão ocupados. Oitenta pro cento dos homens presentes estão treinando peitoral. O peitoral é um músculo que desempenha um papel fundamental tanto estética quanto psicologicamente.
Se você vai á praia ou piscina, ter um peitoral desenvolvido é super importante. Se for competir então, nem se fala. Nenhum físico é completo sem peitorais enormes, densos, riscados, que mais parecem escudos protegendo a caixa torácica. Quem nunca se impressionou com as poses de peitoral de lado do Arnold? Ou com os peitorais de Franco Columbu, que pareciam se partir ao meio? Na atualidade é impossível esquecer de Markus Ruhl. Pior ainda seria não citar os dois gigantes do Texas, Johnnie Jackson e Branch Warren. Johnnie Jackson é dono dos peitorais mais espessos e densos da atualidade. É possível imaginar que se ele levasse um tiro de uma arma de fogo de pequeno calibre, o projétil não seria capaz de atravessar seu peitoral.
Mas como tudo na vida, conseguir peitorais densos, espessos, gigantes, requer muito trabalho duro e muito sacrifício. Além disso, é preciso treinar de forma esperta, ou seja, aprender a melhor forma de execução possível e extrair o máximo de seus treinos.
Ocorre que a enorme maioria das pessoas que treinam e querem ter um peitoral maior não prestam atenção à forma de execução. Acabam pensando que quanto mais peso melhor. As pessoas têm a falsa idéia de que não existe maneira de roubar ou de não ativar os peitorais no supino. Como estamos deitados, com o tronco apoiado no banco, não existe maneira de realizar o exercício sem forçar a musculatura do peito totalmente. É esse o maior erro. É preciso desenvolver uma excelente forma de execução e uma ligação entre mente e músculo muito forte. Dessa forma podemos ativar e estimular os músculos e eles vão responder muito mais rapidamente.
Existem muitos fatores que irão determinar seu sucesso na busca pelo peitoral perfeito; seria impossível discutir todos em apenas um único artigo. O que vamos fazer hoje é comentar e solucionar os três principais erros cometidos pelas pessoas na hora de treinar peitorais. Fique atento aos detalhes.
Erro 1 – Não se aquecer adequadamente
É muito comum presenciarmos os caras chegando na academia e já irem pulando no banco de supino para começar seus treinos. Eles não realizam aquecimento nem alongamento nenhum antes do treino. Sempre se aqueça muito bem antes de começar seu treino de peitoral ou qualquer outro.
É primordial se aquecer devidamente antes de começar qualquer treino. Uma caminhada leve de alguns minutos serve como aquecimento geral. No caso do treino de peitoral, podemos e devemos realizar um aquecimento especifico.
Comece com halteres bem leves – 1 ou 2 kgs – e realize uma série 20 repetições de cada exercício a seguir, sem intervalo entre uma série e outra: elevação lateral, elevação frontal, desenvolvimento, crucifixo, supino com halteres, tríceps na testa. Após esta etapa, se dirija ao banco de supino e realize duas ou três séries de 20 repetições utilizando apenas a barra. Use intervalos entre séries curtos. Percebam que é necessário utilizar pesos pequenos, pois a intenção aqui por enquanto é apenas movimentar os músculos necessários e começar a mandar sangue para aquela região. Você não deveria se sentir cansado, ou extenuado após este aquecimento.
O próximo passo é seguir para o lugar onde realizará o primeiro exercício. Vamos usar como exemplo o supino inclinado. Se você faz sua primeira série com 50 kgs, monte uma barra com apenas 24 ou 26 kgs (50% da carga utilizada na primeira série) e faça uma série de 10 ou 12 repetições. Pronto! Agora você está pronto para começar seu treino de peitoral com segurança.
Muita gente não reconhece os benefícios do aquecimento adequado. Além da prevenção de lesões (apenas 10% das lesões ocorrem na hora, ou seja, você chega na academia com tudo 100% e vai fazer uma rosca direta. De repente seu bíceps se rompe. Isso só ocorre em 10% dos casos. No restante, a lesão vai sendo formada pouco a pouco, treino a treino. A cada repetição com forma de execução errada e com pouco aquecimento você vai acumulando e sobrecarregando a estrutura. Uma hora a estrutura não agüenta e a lesão ocorre. É aquela história do cara que sempre tinha uma dorzinha no ombro. Sempre doía e ele nunca se ligava. Dois anos depois ele sente um estalo em seu ombro, uma dor muito forte e vai ao médico. É diagnosticado rompimento de tendão. Muitas vezes, nem dor sentimos, mas a lesão está lá, se instalando.) o aquecimento nos ajuda a aumentar a performance nos treinos.
Quando nos aquecemos devidamente, mais sangue é enviado aos músculos. A região a ser treinada, isso inclui articulações e músculos, recebe mais sangue, tem a temperatura levemente aumentada. As articulações tem o volume do liquido sinovial aumentado, por conseqüência, existe menos chance de ocorrer atrito entre cartilagens articulares e mesmo que ocorra, a área estará bem lubrificada. Os músculos bem aquecidos tem sua viscosidade diminuída, ou seja, as fibras e feixes musculares deslizam mais facilmente entre si, causando mais uma vez menos atrito e diminuindo as chances de lesões.
Tendo em vista esses fatores, o aquecimento adequado é imprescindível para qualquer um que almeja ter peitorais ou qualquer outro músculo bem desenvolvido.
Erro 2 – Forma de execução ruim e excesso de carga
Aqui entramos em um assunto delicado. Forma de execução. Temos diversos exercícios para peitoral. Basicamente, temos dois grupos – os supinos e os crucifixos. No grupo dos supinos incluo supinos com barra e suas variações (inclinado, reto etc) Supinos com halteres e suas variações e supinos em máquinas. No grupo dos crucifixos temos os crucifixos com halteres e suas variações (inlcinado, reto e declinado), crucifixos com cabos e suas variações (incluindo aí cross-over) e pec-decks.
Vamos nos focar aqui nos supinos, pois são eles que contribuem de forma mais significativa para aquisição de massa muscular.
Muitos pensam que pelo simples fato de estarem deitados, com as costas apoiadas no banca, que não existe forma nenhuma de roubar no supino.
Mas existe. Não é novidade que o ego comanda a maioria dos caras que treinam musculação. Quanto mais peso na barra, melhor e mais forte vou ficar. O pessoal coloca tanto que na verdade dificilmente estimula seu peitoral. Vejo os caras arqueando as costas, erguendo os ombros, deixando a barra cair e bater no peito para ganhar impulso na subida e muito mais. Além desses subterfúgios não adicionarem nada ao seu resultado, eles ainda podem te lesionar seriamente.
Comece reavaliando sua forma de execução. Na hora de iniciar a série em qualquer variação do supino, jogue seus ombros para trás e esprema uma escapula contra a outra. Mantenha as escápulas ( e os ombros) nessa posição durante toda a série. Mantenha os ombros o mais baixo possível e pressionados contra o banco o tempo todo. O ato de levantar os ombros durante a série tira toda a tensão do peitoral. Mantenha as costas coladas no banco e concentre-se na contração. Ao chegar na parte final da positiva, certifique-se de contrair mais ainda o peitoral antes de iniciar a descida da barra ou halteres. Utilize amplitude total, descendo o máximo possível. E é claro, diminua a carga se for necessário.
Erro 3 – Utilização da ajuda do parceiro em excesso
Outro motivo que é capaz de me deixar furioso. Ajuda em excesso. Treinar com parceiro pode ser bem produtivo, mas desde que o parceiro sirva com um auxilio psicológico, berrando no seu ouvido; ou auxilio em apenas uma ou duas repetições no final da última série de cada exercício.
Fico muito chateado quando vejo uma dupla treinando peito. O cara fez uma série com 60 kgs, já não foi tão bem, fez sete sozinho e o parceiro ajudou a completar mais três repetições. Nesse cenário, a coisa mais inteligente a se fazer seria baixar o peso para que se consiga realizar pelo menos 8 repetições sozinho. Mas não; o pequeno Hércules coloca mais 10 kgs de cada lado da barra totalizando agora 80kgs. Assim que ele tira a barra do descanso, o seu parceiro posiciona as mãos abaixo dela. O rapaz não faz nenhuma repetição sozinho. Guarda o peso e o parceiro ainda dá os parabéns! “Ajudei em todas, mas foi só um pouquinho!”
Ainda existe o parceiro que mantém as mãos na barra durante toda a série, mesmo que quem estiver fazendo o supino não precise de ajuda.
Essas atitudes causam uma situação de dependência do parceiro na hora do treino. Quem está acostumado a treinar assim fica extremamente inseguro quando é obrigado a treinar sozinho. Fique na academia duas horas em um horário de pico e perceba quantas vezes alguém que vai fazer supino pede a ajuda de outra pessoa. Praticamente 100% das vezes.
A MUSCULAÇÃO É UM ESPORTE INDIVIDUAL, NÃO DEVE SER PRATICADO EM DUPLAS.
Essa prática é relacionada frequentemente ao uso excessivo de peso. Por isso, o cara pode falar que levanta 100kgs ao invés de 60kgs. Ele pode enganar aos outros, mas nunca vai enganar seus músculos.
Siga estes conselhos, evite estes três grandes erros e garanta um ótimo desenvolvimento em seus peitorais.
Álcool vs. Creatina
Saiba quais os efeitos do álcool na hipertrofia muscular e o que acontece quando você consome bebidas alcoólicas durante um ciclo de creatina.
Primeiramente não existem estudos científicos sobre o uso de creatina misturado com o álcool, porém existem pesquisas sobre os efeitos do álcool sobre o corpo e sobre a creatina. Juntando os fatos fica fácil entender se eles se misturam ou não.
Como o músculo cresce ?
Quando você treina com pesos na academia, na verdade você destroí e quebra o tecido muscular. O único motivo para que os músculos fiquem maiores durante o treino é devido ao fluxo sanguíneo e justamente porque o músculo está sendo lesionado(microscopicamente). O aumento do músculo só ocorre durante o descanso, quando ocorre a síntese protéica. A síntese protéica é a produção de novas proteínas musculares. O que ocorre é que durante o reparo muscular você acaba construindo mais do que você danificou durante o treino, e quanto mais você danifica, maior vai ser o “lucro”.
Como a creatina funciona ?
A creatina é produzida naturalmente pelo corpo, no fígado, pâncreas e rins. A creatina também pode ser encontrada em alimentos, como nas carnes vermelhas e peixe. A creatina, de uma forma simples e resumida, ajuda no aumento da ATP que é a energia usada para atividades que exigem movimentos rápidos e explosivos(erguer pesos é um belo exemplo). O nosso corpo mantém uma dose bem limitada de ATP, que é suficiente apenas para alguns segundos de atividade intensa. A partir do momento que os níveis de ATP caem, o músculo fica fatigado. Resumindo: quando você toma creatina, os níveis de ATP são maiores e você ganha mais explosão muscular, conseguindo mais repetições e aumento de carga nos exercícios.
Os Efeitos do Álcool na Construção Muscular
Existem diversos malefícios do álcool quando o assunto é construção muscular, porém os principais são:
- Diminuição da Síntese Protéica
- Diminuição dos efeitos anabólicos da insulina e do hormônio do crescimento
- Diminuição da testosterona(principal hormônio anabólico)
Somando Creatina com Álcool
A creatina por um lado vai propiciar um ambiente anabólico para o corpo, aumentando os níveis de ATP, promovendo um aumento na síntese protéica, permitindo que o seu corpo vá além de seu limite natural, isto além de aumentar os seus ganhos, poderá fazer com que seu corpo libere mais hormônios anabólicos para suprir a demanda. Porém o consumo de álcool vai fazer justamente o contrário: diminuir a síntese e de quebra abaixar os níveis dos hormônios anabólicos em seu corpo. Não é necessário ser um cientista para saber que o álcool vai limitar ou anular completamente os efeitos da suplementação com creatina.
Conclusão
Para maximizar os efeitos anabólicos da creatina é vital evitar o álcool. Tomar creatina e álcool é a mesma coisa que jogar o seu precioso dinheiro no lixo.
Fontes:
1.Kreider, R.B. (2003). Effects of creatine supplementation on performance and training adaptations. Molecular and Cellular Biochemistry, 244, 89-94.
2 American Society for Pharmacology and Experimental Therapeutics. (1999) Alcohol effects on luteinizing hormone and testosterone
hipertrofia.org
3 Erros básicos em Dietas
1 – Ficar em uma dieta rigorosa por 365 dias por ano.
Nem mesmo os profissionais ficam rigorosamente em uma dieta pelo ano inteiro, todos nós somos humanos e temos desejos e necessidades, reprimí-los pode ser mais maléfico do que benéfico. Toda esse desejo e necessidade vai ter que escapar para algum lugar e isto acontece de duas maneiras; 1) Você começa a ter problemas na sua vida pessoal, disturbios de humor, etc…; 2) Você sacia esse desejo de forma descontrolada. Por exemplo: comer grandes quantidades de porcaria de uma só vez em uma recaída. A melhor maneira para evitar isto é fazer o dia-do-lixo, onde você fica firme e forte na dieta durante a semana inteira e em um dia do final de semana você está livre para comer o que quiser, sem peso na consciência. E isto não é dica de revista feminina para mulheres gordinhas, a grande maioria dos fisiculturistas profissionais fazem uso desta prática. Se você usar o dia-do-lixo com bom senso, será quase impossível acumular gordura ou perder massa muscular se alimentando mal em apenas um dia na semana.
2 – Quantidade Incorreta de Calorias
Dois exemplos auto-explicativos:
- Ingestão Muito Alta de Calorias
Uma ingestão alta de calorias aliada a uma dieta rica em proteínas com certeza maximizará o ganho de massa muscular, porém esse descuido pode levar a um aumento no acúmulo de gordura. E este acúmulo pode colocar em risco a sua massa muscular quando chegar a hora de definir, fazer uma dieta com as calorias corretas para ganho de massa muscular pode minimizar o risco de ganhar gordura e caso isto ocorra será muito mais fácil eliminá-lo através de aeróbicos.
- Ingestão Muito Baixa de Calorias
Quanto menos calorias você ingerir mais peso você perde. Porém, é muito importante saber o que você está perdendo, se é gordura ou massa muscular. Ingerindo muito menos calorias do que o seu corpo gasta diariamente com certeza acarretará em perda de massa muscular, isto além de não ser saudável para o corpo, vai fazer com que o seu corpo entre em alerta, o que pode gerar instabilidade no metabolismo, fazendo com que o seu corpo acumule gordura a cada refeição para se manter quando a ingestão das calorias estiver muito baixa. Tente consumir sempre cerca de 500 calorias a menos do que precisa durante o dia para garantir uma forma saudável de perda de peso. Lembre-se: consuma muita proteína para manter o máximo de tecido muscular durante o processo.
3 – Copiar Fisiculturistas Profissionais
É um erro muito comum querer copiar rotinas ou dietas de fisiculturistas profissionais. Faz parte do senso comum das pessoas querer achar os meios que justificam o fim. Vale lembrar que atletas profissionais, “respiram” fisiculturismo 24 horas por dia e tudo o que é realizado em sua dieta ou rotina é supervisionado por médicos e treinadores com vasta experiência no campo, além destes serem patrocinados por empresas de suplementos, e o que eles consomem em capas de revistas ou filmes nem sempre é o que realmente usam em suas rotinas. E mais: utilizar por conta própria suplementos ou complementos vitamínicos com doses astronômicas ou alimentação em quantidade cavalar, pode trazer resultados desastrosos se você não souber o seu estado atual de saúde. Fisiculturistas vivem para isso e sabem muito bem o que estão fazendo.
sexta-feira, 23 de julho de 2010
5 Dicas de Alimentação para Perder Peso e Rejuvenescer 10 Anos !
5 dicas simples para você incorporar na sua dieta diária, que além de ajudar a perder peso e rejuvenescer, te deixarão principalmente com uma saúde muito melhor !!! Vamos a elas :
1.
Branco não é bom: Quem não adora pão, batatas e arroz brancos !?! Mas Se quiser ficar saudável e em forma, dê adeus a eles … O grande problema dos alimentos “brancos” é a quantidade de açúcar que eles possuem, que além de ser ruim para o organismo, por ser uma forma de energia simples é rapidamente queimada, fazendo seu estômago roncar logo logo, daí você parte pra mais alimentos “brancos” e o ciclo nunca termina, ou melhor termina na sua barriga, culote, coxas etc ….
Então esqueça os alimentos brancos de uma vez por todas e parta para os integrais, hoje em dia existe uma infinidade de pães integrais e certamente algum deles você irá gostar, eu particularmente adoro o de Maça com Canela da Plus Vita !
2.
Chá Verde - O “Cálice da Juventude”: Além de ser gostoso (tanto quente quanto o gelado), pelo teor de antioxidantes, ajuda na prevenção de muitas doenças como câncer, problemas cardiovasculares, colesterol alto, infecções e melhora a imunidade ! Tente beber 3-5 copos/ xícaras por dia.
3.
Coma Castanhas: Esqueça o fato de serem calóricas, existem pesquisas científicas que sugerem (ainda não provam) que comer um punhado de castanhas por dia ajudam a combater doenças do coração. Além de serem ricas em fibras, ainda possuem antioxidantes e alto teor de Ômega 3, ou seja combatem o Colesterol LDL (o ruim) .
Lembre-se que quando eu falo castanha, não é aquela salgadinha que você come com sua cervejinha diária !!! O Correto é comer seja castanha, castanha do pará, nozes, amêndoas, amendoim, macadâmia, avelã, pistache, ou alguma outra, da forma natural, sem adição de sal ou açúcar !
4.
Viva mais com Ômega 3: Encontrado em castanhas, vegetais, e em peixes de águas profundas, é importante como antiinflamatório, beneficia o funcionamento do cérebro e da memória, ajuda como anti-depressivo, abaixa o colesterol ruim e a pressão sanguínea, e também ajuda na prevenção do câncer de mama, próstata e útero.
Resumindo, coma Ômega 3 diariamente e aumente sua expectativa vida !
5.
Abacate é seu amigo: Nesse caso pense na saúde e não conte as calorias (mesmo sendo “gordura boa”), afinal o abacate é tido como a fruta mais saudável do universo, por conter muitos nutrientes como vitamina K, fibras, potassio, acido fólico, vitamina B6, vitamina C e cobre ! Isso tudo ajuda na prevenção de doenças do coração, derrame, Mal de Alzheimer, te deixa mais jovem, saudável e em forma !!!
Como prevenir a celulite
# todas as manhãs, passar nas pernas, coxas, culotes e bumbum um creme redutor de gordura à base de extratos vegetais (por exemplo: yoimbina, cafeína e aminofilina), que ajuda a melhorar a circulação e a reduzir a gordura;
# duas a três vezes por semana fazer uma drenagem linfática caseira antes de dormir, por 10 a 15 minutos. Usar um creme à base de castanha da Índia, rutina ou centella asiática e com movimentos lentos e pouca pressão,deslizar as mãos a partir dos joelhos até a virilha, em linha reta. Fazer os movimentos nas partes posterior, interna e externa da coxa e do bumbum até a virilha;
# durante o dia, tomar bastante líquido.
Reduza a celulite causada pelos anticoncepcionais
A celulite afeta oito entre dez mulheres ocidentais, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Estética. O problema deixa ondulações nas pernas, nas coxas, no bumbum e, às vezes, até na barriga e costuma ficar em sua forma mais grave com o uso de anticoncepcionais que liberam estrogênio no corpo.
Muitas mulheres, no entanto, só percebem os "furinhos" na pele alguns meses após ter começado a tomar pílula. "São mais hormônios femininos circulando no organismo, provocando compressão das veias e vasos linfáticos da microcirculação", explica o cirurgião vascular Álvaro Pereira de Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, em São Paulo.
Pressionados, esses vasos transbordam linfa, um líquido viscoso rico em água e proteína que se acumula no tecido conjuntivo, desencadeando um processo inflamatório e, mais tarde, uma espécie de cicatriz que retrai a pele para dentro. Por isso o aspecto de casca de laranja.
Mesmo as pílulas com dosagens mínimas de estrogênio podem causar estragos às mulheres mais sensíveis. Nesse caso, o caminho é conversar com o médico para substituir a pílula por outra ou mudar o método anticoncepcional.
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Quão perfeitas devem ser a execução de um exercícios
Quando o assunto é treinamento com pesos geralmente existem duas escolas de pensamento quando consideramos o modo como executamos um exercício. Primeiro temos o típico personal trainer ou “fitness expert” que diz que você deve fazer todos os exercícios com pesos moderados e fazer o movimento de forma lenta e controlada. E então você tem os atletas de força que gostam de usar movimentos mais explosivos e sacrificam um pouco a boa forma para maximizar as cargas nos exercícios. Qual dos dois é o certo e qual deles você deve usar no seu treino ?
Como muitas coisas no treinamento, não existe resposta certa e errada para esta questão. Tudo depende do indivíduo, a situação do treino, nível de experiência e o objetivo.
Obviamente para iniciantes, eles precisam aprender como fazer os exercícios de forma correta usando menos treino. Neste estágio é necessário apenas passos de bebê e se acostumar com todo o processo de treino e como o corpo responde a isto.
Porém gradualmente você fica mais forte e começa a levantar pesos mais pesados no treino. Você descobre que a sua técnica também deve evoluir. A técnica que se usa para levantar 45kg no supino reto é totalmente diferente da que você usa para levantar mais de 130kg. Conforme você fica mais forte, vários músculos entram em cena, você precisa prestar muito mais atenção para o posicionamento do corpo, sua forma, como você contraí os músculos durante o exercício, preparação mental, etc…
Se você tiver a oportunidade de assistir alguns atletas avançados treinando, você perceberá que a maioria não usa uma execução exageradamente lenta e controlada. De fato, levantar devagar e controlado não é muito natural e não ocorre muito no mundo real do levantamento de peso e também não é a maneira que os nossos músculos foram criados para agir.
O que eu vou dizer agora vai deixar muita gente puta da cara. Estes caras que apoiam a execução totalmente controlada e lenta do exercício são os tão famosos “experts do fitnesss” que insistem que a única maneira de fazer um exercício é esta, e que do contrário você está roubando o exercício e vai acabar se machucando. Porém, nosso corpo é projetado natural para fazer movimentos rápidos e explosivos.
Força no Mundo Real
Antes de continuarmos, vamos ver alguns exemplos de atividades realizadas no mundo real. Coisas como corrida, salto, lançamento, etc. Todos requerem velocidade, força e explosão. Para provar o meu ponto, se levante agora mesmo e tente pular o mais alto possível, mas tente fazer isso de uma forma lenta e controlada. Você não conseguirá nem sair do chão. Você já viu um jogador de baseball bater em uma bola com taco, de maneira lenta e controlada ? Claro que não. Ela vai usar a força, velocidade e explosão para bater na bola o mais longe possível. Que tal um boxeador dando um soco no adversário de forma lenta e controlada ? Com certeza ele não terá muito força no nocaute.
E alguns exemplos fora dos esportes. Pense em como ligar uma moto-serra pela corda ou ligar uma moto sem partida elétrica. Você tem que usar força, velocidade e explosão, senão o motor simplesmente não liga. Bom, o resumo é que até o mundo real requer força, velocidade e explosão. Então porque existe tanta gente treinando em câmera lenta dentro das academias ?
Eu conheço alguns caras(geralmente caras novos movidos pelo ego e com muita testosterona para o próprio bem deles) que gostam de chegar na academia e entupir a barra de peso e fazer o exercício com uma péssima forma. Você pode ver exemplos disso quando esses caras fazem rosca direta igual uma lagartixa, entortando a coluna como se fosse de borracha. E quando o supino reto se torna um exercício de puxada e impulsão ao mesmo tempo, enquanto o cara desce a barra o seu amigo puxa a barra para cima fazendo um levantamento terra.
Mas existe uma zona neutra entre os dois extremos, onde você pode treinar muito pesado e tentar manter o máximo da boa forma durante a execução do exercício, tudo isso ao mesmo tempo. Para ver alguns exemplos claros disso, apenas entre no YouTube e veja alguns fisiculturistas de elite treinando como o Ronnie Coleman, Branch Warren, apenas para citar alguns.
Nesses vídeos você pode ver claramente que os caras estão erguendo muito peso, mas para isto estão usando um pouco de malandragem para aguentar estas cargas, mas ainda assim mantendo uma forma relativamente boa. Apesar deles não estarem fazendo o exercício de forma “lenta e controlada”, eles então colocando o máximo de esforço nos grupos musculares. Este tipo de treino irá estimular crescimento muscular de maneiras que séries executadas de forma lenta e controlada nunca irão.
Na “Enciclopédia de Fisiculturismo e Musculação” do Arnold, ele refere a isto como “Power Reps”(No português: repetições de força ou explosão). Joe Weider chama isto de “princípio da trapaça”. Basicamente isto é apenas dar um pequeno empurrão nos exercícios para conseguir levantar mais peso.
Power Reps Para Gerar Mais Força e Músculos
O uso de qualquer técnica de treino vai depender do grau de experiência da pessoa. Então para manter as coisas simples eu irei cobrir todos os níveis de experiência, desde o iniciante até o avançado, e explicar como incorporar as “Power Reps” no seu treino.
Iniciantes(Menos de um ano de treino)
Como dito anteriormente, iniciantes devem focar apenas na boa forma da execução dos exercícios. A melhor maneira para isto é realmente usando pesos moderados e se sentir os músculos flexionando e contraindo a cada repetição. E sem dúvida para fazer isto é necessário usar uma forma lenta e controlada durante a execução.
Intermediários(Mais de um ano de treino)
Conforme você vai progredindo no treino, a tendência natural é começar a usar cada vez mais força e explosão para conseguir fazer o exercício com mais carga e realizar mais repetições. Isto é algo que você precisa prestar muita atenção. Se usado de maneira correta, isto pode ajudá-lo a trabalhar os músculo de uma maneira muito mais pesada. Usado da maneira errada irá apenas gerar estresse para os músculos.
Meu conselho aqui é que você comece com um peso que você consiga controlar perfeitamente por 6 a 8 repetições. Então, se você conseguir sacrificar um pouco a boa forma(usar malandragem), apenas para conseguir mais algumas repetições, não tem problema. Isto permitirá que você consiga fazer mais repetições do que normalmente faria usando uma forma “muito perfeita”.
Avançado(Vários anos treinando pesado)
Marombeiros verdadeiramente avançados já sabem o que funcionam melhor para o seu corpo quando chegam neste nível de treinamento. Afinal, é isto que significa ser avançado. Porém irei explicar algumas dicas a respeito dos “Power Reps” aqui.
Em um estágio avançado, você já desenvolveu uma maneira própria de executar os exercícios,. Você, instintivamente sabre, que um pequeno balanço aqui ou uma mexida de perna lá, vai aumentar a força e maximizar o esforço para os músculos. Você também saberá quando está abusando desta técnica.
Algumas coisas comuns que atletas avançados usam para maximizar as cargas dos pesos:
Supino Reto
Um pequeno empurrão do peso com o peito quando o peso está embaixo, para ajudá-lo a subir e não fixando os ombros no topo do movimento. Isto permite que mais peso e repetições sejam usados, gerando mais o máximo de estimulação muscular.
Agachamento
Um pequeno salto/empurrão na parte baixa do movimento(caso você esteja fazendo o agachamento completo), isto facilitará a subida do exercício. Alguns atletas avançados não vão fixar o joelho em momento algum do movimento, ficarão como um pistão em funcionamento, sempre subindo e descendo sem parar.
Desenvolvimento com Barra em Pé
Um pequeno impulso/flexão com as pernas poderá maximizar as cargas no exercício e ainda diminuir o impacto. Fazendo isto você pode absorver o impacto do peso na espinha.
Remada Curvada
Assim como o desenvolvimento, um pequeno impulso com as pernas permite utilizar maior carga ou fazer mais repetições no exercício.
Roscas
Um pequeno balanço no inicio do exercício ou até mesmo uma pequena arqueada na coluna na metade do movimento pode ajudar o peso subir.
Elevação Lateral
Um pequeno impulso com as pernas e uma flexionada no meio do exercício pode ajudar o peso subir. Segurar os halteres mais a frente do corpo do que totalmente dos lados também pode ajudar a erguer mais carga.
Puxadas no Pulley
Arqueando as costas pode ajudar no aumento da carga e ainda maximizar a constração do dorsal. Tentar manter as costas totalmente eretas durante qualquer exercício de puxada ou remada na verdade evita que os músculos das costas sejam totalmente contraídos.
Estes são apenas alguns exercícios que funcionam bem para as “Power Reps”. No entanto, sua própria discrição é recomendada. Isto não vale para todos, não adianta chegar na academia amanhã e fazer todos os exercícios de forma errada para erguer mais peso. Esta técnica é apenas outro meio para elevar o seu físico à um nível superior.
Se você for incorporar as “Power Reps” no seu treino, deixa-as para o final de cada série. Comece o seu treino usando forma perfeita e então conforme o seu treino segue e você começa a usar mais cargas, você pode usar a técnica para gerar aquele empurrãozinho extra para maximizar as cargas e a estimulação imposta aos músculos.
Exercícios físicos são sempre uma boa pedida
Você se mata de tanto fazer abdominais e exercícios aeróbicos e continua com aquele pneuzinho insistente? Talvez o problema não seja a quantidade de atividade física, mas a qualidade dela
Ter um abdome espetacular não é tão difícil, basta fazer os exercícios certos - e da forma correta. Os músculos abdominais são um dos grupos musculares que trabalhamos menos e sobre os quais temos as idéias mais falsas ou equivocadas. Na próxima vez que você fizer abdominais, procure seguir essas regras:
Não coloque as mãos na nuca
Mantenha as mãos nos lados da cabeça ou cruzadas sobre o peito. Contraia o abdome e suba o corpo ligeiramente sem dobrar o pescoço, que deve estar em linha com o tronco. Colocar as mãos na nuca só causará dores na coluna e nenhum resultado para a cintura.
Regularidade é fundamental
Os músculos abdominais são como qualquer outro grupo muscular: devem ser exercitados alguns dias e ter descanso em outros. Se você trabalhá-los todos os dias pode produzir o efeito contrário. Descanse pelo menos 48 horas entre cada sessão. Três dias por semana são suficientes.
Não faça muitas repetições seguidas
Quem disse que é preciso fazer 1000 repetições seguidas para ter uma barriga durinha? Você vai acabar trabalhando o pescoço e não o abdômem. Repetir 20 vezes cada tipo de abdominal é suficiente. Alterne as séries de exercícios diferentes, descansando um pouco entre elas. Se você quiser aumentar a intensidade e desenvolver o músculo, pode trabalhar com pesos.
Não use os músculos da coxa
Ainda que ajudem a subir, estes músculos não estarão fazendo nenhum favor. Evite as elevações das pernas, o que seria pouco efetivo e poderia causar muitas lesões. Faça abdominais sempre com as pernas dobradas e os pés apoiados. Procure sentir que está apertando os abdominais e certifique-se de que não está fazendo força nos músculos da coxa.
Respire!
Solte o ar quando contrair e inspire quando relaxar. Respirando da maneira correta, a intensidade do exercício aumenta de forma espetacular.
Está doendo? Não está adiantando?
A prova mais evidente de que você não está fazendo corretamento seus exercícios abdominais é quando não vê os resultados por mais esforço que você faça. Se você não fizer corretamente estes execícios, também corre o risco de se machucar. O pescoço é um dos mais prejudicados na busca dos abdominais perfeitos, já que quase todo mundo tende a dobrar a cabeça ao fazer os exercícios.
Se você está fazendo da maneira correta, deve obter resultados em um mês, aproximadamente. Lembre-se que estes resultados serão uma barriga mais musculosa e definida. Para acabar com a gordura na região, os abdominais ajudam, mas não são suficientes. É preciso suar - e muito - fazendo exercícios aeróbicos, como andar de bicileta, correr, caminhar ou fazer uma das aulas de aeróbica que estiverem na moda.
terça-feira, 20 de julho de 2010
Comprovado: ovo ajuda a emagrecer
Descobertas mostram que o ovo, além de gostoso e barato, ajuda a emagrecer, perder barriga, melhorar a pele e diminuir a ansiedade.
O ovo não é mais um inimigo da saúde! Estudo da Universidade de Louisiana (EUA) comprovou: o alimento, quando ingerido no café da manhã, ajuda - e muito! - na perda de peso. Com a orientação da nutricionista Edina Sakamoto, mostramos todos os benefícios dessa delícia e ainda apresentamos um cardápio que fará você secar 2 kg sem sofrer!
O ovo emagrece, sim!
O estudo foi feito pelo Departamento de Obesidade da Universidade de Louisiana (EUA) com 152 pacientes, homens e mulheres. Uma parte consumiu ovo no café da manhã; a outra, pão. Em dois meses, o grupo que comeu ovo perdeu 65% a mais de peso e teve 34% a mais de redução de cintura em comparação com o outro.
Isso porque o alimento contém aminoácidos essenciais, provocando uma digestão mais lenta - o que nos sacia e segura a fome por mais tempo, fazendo nosso corpo queimar as gordurinhas, principalmente as da barriga.
Combate a flacidez
Toda mulher quer ter um corpo durinho, certo?
Pois o ovo contém propriedades que ajudam a emagrecer e, ao mesmo tempo, evitam um grande inimigo da beleza: a flacidez! O alimento - principalmente a clara - possui um aminoácido chamado leucina. Essa substância é muito usada por esportistas justamente por reduzir a perda de massa magra. Ou seja: faz com que a pessoa perca apenas gordura!
Além disso, o ovo é riquíssimo em proteínas, que colaboram para o ganho de massa muscular - ação turbinada por atividade física regular.
Tem poucas calorias
Você sabia que o ovo é um alimento pouco calórico? É isso mesmo! Você pode comê-lo sem culpa, já que os tipos cozido e pochê têm apenas 89 calorias cada (menos que uma manga!). Já o mexido contém 134, pois leva uma colher (chá) de óleo vegetal. Só evite o frito, que tem cerca de 178 calorias.
Deixa a pele mais bonita.
A gema também pode ter um efeito incrível na sua pele! Isso porque tem vários nutrientes antioxidantes, como as vitaminas A, B, D, E, K, além dos minerais zinco, ferro e selênio. Essas substâncias combatem o envelhecimento (atrasando, assim, o aparecimento de rugas) e ainda melhoram a memória.
Dá sensação de saciedade
Por ser fonte de proteína, o ovo leva tempo para ser digerido - e isso faz com que nossa fome demore a aparecer. E mais: a gema tem gorduras do bem, como a monoinsaturada e o ômega 3, que controlam os picos de açúcar no sangue.
Dá bom humor
O aminoácido triptofano contido no ovo é essencial para a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela felicidade. Além disso, uma pesquisa publicada no Journal of Nutrition constatou que a delícia tem o poder de aliviar os níveis de ansiedade.
E o colesterol?
Está comprovado: comer ovo não tem influência na taxa de colesterol. "Ele apresenta grande quantidade de ácidos graxos mono e poli-insaturados que auxiliam no controle do colesterol, além do aminoácido colina, que atua na redução dos níveis dele", explica a nutricionista Edina Sakamoto.
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Esportes...
Não foi um jogo bonito, com muitas faltas, cartões amarelos, passes errados, jogadores caindo no gramado. Mas tudo se encaminhava para um empate na partida entre Santa Cruz e CSA/AL, estréia dos clubes na Série D do Campeonato Brasileiro. Aos 41 minutos do segundo tempo, os visitantes mudaram o rumo da história: com gol de Everlan, o time alagoano venceu a partida e conquistou os três pontos.
OUTROS JOGOS:
No outro jogo com time pernambucano disputado neste domingo, pela Série D, o Central foi derrotado em casa pelo Fluminense de Feira de Santana (BA). Júnior Mineiro marcou o gol do jogo aos 39 minutos do segundo tempo. Pela Série C, Salgueiro e Alecrim/RN ficaram no 2 a 2.
Náutico bate América-MG e recupera liderança da Série B
Pela 9º rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Náutico encarou o América-MG, em Minas Gerais, e recuperou a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, após vitória por 2x1.
Todos os gols aconteceram no primeiro tempo. Thiaguinho abriu o placar aos 31 minutos do primeiro tempo, e Zé Carlos ampliou aos 41. Após cochilo da defesa alvirrubra, Thiago Silvy diminuiu para o América-MG, aos 46 minutos. O Náutico é líder isolado, com 20 pontos, e encara o Bahia, nos Aflitos, na próxima rodada.
Sport empata com a Ponte Preta, na Ilha, no final do segundo tempo
Foi por pouco. Mesmo jogando em casa na tarde deste sábado (17), o Sport passou por um sufoco e ficou apenas no empate com a Ponte Preta – aos 36 minutos do segundo tempo. Com apenas um ponto de distância, os dois times estavam lutando pelo mesmo objetivo: subir na tabela. Com os resultados da rodada, o Sport fica em 12º, com 11 pontos, e a Ponte Preta em 15º, com dez pontos. O jogo foi válido pela nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Dieta da linhaça: detona até 6 kg em 1 mês
Aliada fanstática
Juliana Paes, Christine Fernandes, Paola Oliveira e Paula Burlamaqui estão na lista das celebridades que viraram fã da linhaça. Aqui mesmo na BOA FORMA, as estrelas globais atribuíram parte das curvas impecáveis a sucos e shakes feitos com a semente. A partir daí, ela foi só ganhando espaço no cardápio das mulheres preocupadas em perder peso. Como se fosse pouco, novos estudos confirmaram seu poder de eliminar as gordurinhas. A notícia se espalhou rapidamente e transformou esse alimento em sucesso absoluto. Três leitoras testaram e revelam: os resultados foram surpreendentes!
O que faz da linhaça uma aliada infalível contra a balança? Especialmente a concentração de fibras, ácido graxo ômega 3, proteína e lignanas (fitoquímicos capazes de modular os hormônios femininos). Dos quatro, as fibras são as que mais trabalham a favor da dieta. “São substâncias que dão saciedade e estimulam o intestino preguiçoso”, diz a nutricionista Ana Luísa Kremer Faller, doutoranda da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Uma pesquisa da universidade mostrou ainda que as fibras (presentes na casca da semente) controlam os níveis de açúcar no sangue e, com isso, amansam a fome. Nesse estudo, mulheres obesas passaram a consumir uma mistura de iogurte com quatro colheres de sopa de linhaça no café da manhã. Elas sentiram menos vontade de comer ao longo do dia, economizando no total de calorias diárias. Você é capaz de devorar um pacote de biscoito no meio da tarde? Inclua a semente também no lanche.
Secagem rápida
O ômega 3 também ajuda a reduzir o apetite. Porém, sua principal contribuição é combater a inflamação nas células, deixando o organismo menos propenso a acumular gordura. Já as lignanas dão uma segurada nos hormônios que, na TPM, aumentam a fissura por doce. Mas é importante saber: não adianta lembrar da linhaça uma vez ou outra. Você tem que se comprometer a consumi-la todos os dias no café da manhã, misturada a iogurte, sucos, frutas ou, ainda, polvilhada nas saladas ou no arroz. Outra opção é seguir o cardápio elaborado pela nutricionista Ana Luísa. Ele combina a semente com refeições equilibradas e leves. Com essa fórmula, pode apostar: você consegue emagrecer até 6 quilos em um mês.
Cardápio leve + linhaça = fórmula certa para secar as gordurinhas
Combine três colheres de linhaça por dia com uma dieta equilibrada e de baixas calorias (esta tem 1200) e emagreça 6 quilos em 30 dias!
Café da manhã
Opção 1
• ½ papaia
• 1 pote de iogurte de fruta light
• 1 col. (sopa) de linhaça triturada
Opção 2
• Suco de 1 laranja batido com 1 col. (sopa) de linhaça triturada
• 1 fatia de pão integral com linhaça
• 1 fatia média de queijo branco light
• 1 xíc. (chá) de café com leite desnatado
Opção 3
• Vitamina: 1 banana batida com 1 copo (220 ml) de leite de soja, 2 castanhas-do-pará e 1 col. (sopa) de linhaça triturada
Opção 4
• 1 pão árabe pequeno
• 1 col. (sopa) de requeijão light (ou creme de ricota)
• 1 copo (240 ml) de suco de maracujá batido com hortelã e 1 col. (sopa) de linhaça triturada
Opção 5
• 1 fruta (abacaxi, melão, morango, pera, maçã)
• 1 xíc. (chá) de leite desnatado (ou iogurte desnatado)
• ½ xíc. (chá) de granola light
• 1 col. (sopa) de linhaça triturada
Lanche da manhã
Opção 1
• 1 taça de gelatina diet
Opção 2
• 8 amêndoas
Opção 3
• 2 bananas passas
Opção 4
• 1 copo (240 ml) de suco de fruta light (natural ou de caixinha)
Opção 5
• 1 barrinha de cereais integrais light
Almoço
Opção 1
• 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes (alface, agrião, rúcula) e 2 col. (sopa) de cenoura ralada e 1 col. (sobremesa) de linhaça triturada
• 2 col. (sopa) de arroz integral
• 1 concha de feijão
• 1 filé de frango grelhado com molho de iogurte (ou rodelas de cebola)
Opção 2
• 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes
• 1 prato (raso) de espaguete integral com molho de tomate, brócolis cozidos e tirinhas de filé mignon (ou frango)
Opção 3
• 1 prato (sobremesa) de salada de folhas, pepino e 1 col. (sobremesa) de linhaça triturada
• 2 col. (sopa) de arroz integral
• ½ concha de lentilha
• 3 col. (sopa) de carne magra moída e refogada com cebola e tomate
Opção 4
• 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes, tomate e palmito
• 1 batata média cozida com 1 fio de azeite
• 1 filé de peixe grelhado (assado ou cozido)
• 2 col. (sopa) de couve refogada
Opção 5
• 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes e rodelas de tomate
• 2 col. (sopa) de arroz integral
• 1 concha de feijão (branco, carioca ou preto)
• 4 almôndegas de carne ao sugo (ou 1 hambúrguer de soja grelhado)
• 2 col. (sopa) de abobrinha refogada
Lanche da tarde
Opção 1
• 1 pera
• 2 cookies integrais médios
Opção 2
• 1 taça de salada de fruta
• 1 col. (sopa) de linhaça triturada
Opção 3
• 2 torradas integrais
• 1 col. (sopa) de cottage (ou creme de ricota)
• 1 col. (sopa) de geleia diet
Opção 4
• 1 pote de iogurte de fruta light
• 1 col. (sopa) de linhaça triturada
Opção 5
• 1 copo (240 ml) de suco de mamão e laranja batido com 1 col. (sopa) de linhaça triturada
Jantar
Opção 1
• 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes
• Omelete: 2 claras, 1 gema, tomate, cebola, salsa picada, 1 pitada de sal e 1 col. (sopa) de linhaça triturada
• 1 fatia de pão integral
Opção 2
• 4 col. (sopa) de arroz de forno: arroz integral com ervilha, tomate, cenoura, brócolis cozidos e frango desfiado polvilhado com 1 col. (sobremesa) de linhaça triturada
Opção 3
• Sanduíche: 1 pão árabe médio com 3 col. (sopa) de queijo cottage, 1 col. (sopa) de beterraba ralada, 2 col. (sopa) de cenoura ralada, folhas verdes, 1 pitada de sal, 1 fio de azeite e 1 col. (sopa) de linhaça triturada
Opção 4
• 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes e tomate
• 1 batata grande assada (ou cozida) recheada com ricota amassada com requeijão light, salsa, cubos de peito de peru e 1 col. (sopa) de linhaça triturada
Opção 5
• 2 col. (sopa) de arroz integral com champignon
• 1 filé médio (100 g) de frango grelhado
• 2 col. (sopa) de legume cozido (vagem, abobrinha, berinjela)
Ceia
Opção 1
• 1 barrinha de cereais light
Opção 2
• 1 porção de fruta (1/2 manga picada ou 1 rodela de abacaxi ou 1 fatia de melão, 10 uvas)
Opção 3
• 1 copo (240 ml) de suco à base de soja light
Opção 4
• 4 damascos secos
Opção 5
• 1 taça de gelatina batida com iogurte desnatado
Tudo sobre a linhaça
Especialistas respondem as principais dúvidas sobre a semente
Quanto preciso consumir de linhaça para emagrecer?
Não existe estudos determinando uma medida exata. Mas os especialistas costumam recomendar de uma a três colheres de sopa (no máximo) da linhaça triturada por dia. Motivo: por ter muita gordura, ela não é magra (tem 60 calorias em cada colher de sopa). Além disso, carrega componentes que, em excesso, podem interferir na absorção dos nutrientes. Mas isso ainda está sendo estudado.
Qual é melhor: marrom ou dourada?
As duas têm o mesmo valor nutricional, segundo a nutricionista carioca Flávia Morais, da rede Mundo Verde. Só que a dourada (importada) tem um sabor mais suave e a casca menos rígida, o que aumenta a biodisponibilidade dos nutrientes (facilidade de absorção pelo organismo). Mas, bem triturada, a marrom (nacional) não fica atrás: consumida na forma de farinha, seus componentes também são bem aproveitados pelo organismo. E é mais barata.
Por que é importante triturar a semente antes de comer?
A linhaça tem uma casca muito dura para ser rompida com os dentes. Triturada no liquidificador, essa proteção é vencida e os nutrientes da semente ficam disponíveis. Você ainda pode deixá-la mergulhada na água de um dia para o outro. Fica molinha e fácil de ser quebrada.
Dá para guardá-la já triturada?
Sim. Mas, nesse caso, ela deve ser armazenada num vidro fechado e guardada na geladeira por até 15 dias – mais do que isso fica rançosa e inadequada para o consumo.
Posso comprar a farinha pronta?
Sim. Mas prefira a farinha estabilizada – processo que impede a oxidação da gordura da semente.
A linhaça prende o intestino?
Isso só acontece se você beber pouca água. Como todo alimento rico em fibras, o consumo deve ser combinado a uma ingestão maior de líquido – no mínimo 2 litros por dia.
A cápsula tem o mesmo efeito?
Não. Ela concentra uma quantidade maior de ômega 3, mas não tem as fibras da semente – importantes no processo de emagrecimento. Por isso, é indicada principalmente para a redução do colesterol ou para melhorar a textura da pele. Sem contraindicação, pode ser consumida duas vezes ao dia, antes do almoço e do jantar.
Esse alimento oferece risco?
É raro, mas algumas pessoas podem ser alérgicas à proteína da semente e apresentar reações adversas como manchas na pele, falta de ar, inchaço nos olhos ou lábios. Por isso, o ideal é começar a consumir porções pequenas (1 colher de sobremesa, por exemplo) e observar a resposta do organismo.
Poderes extras
Mais do que emagrecer, a linhaça faz bem à saúde e à pele. Veja do que ela é capaz.
• Hidratar a pele: após um mês comendo diariamente a semente triturada, 45 voluntárias de um estudo alemão, feito na Universidade de Dusseldorf, notaram a pele menos ressecada. Vermelhidão e escamação também diminuíram. Os pesquisadores associam esses efeitos à ação anti-inflamatória do ômega 3.
• Proteger o coração: a linhaça ainda carrega ômega 6, que, em harmonia com o ômega 3, reduz o mau colesterol, o LDL, responsável por estragos nas artérias. Mais: essa dupla tem poder antioxidante, que, junto com a vitamina E (também presente na semente), barra os radicais livres.
• Amenizar os sintomas da TPM: as lignanas combatem os sintomas (cólica, ansiedade) típicos da pré-menstruação. Esse fi toquímico também ajuda a restabelecer os níveis de estrogênio, hormônio feminino que cai drasticamente quando a mulher deixa de menstruar, diminuindo a capacidade de renovação das células.
A opinião de quem testou
"Engordei 20 quilos na gravidez e, quatro anos depois, ainda não tinha voltado ao meu peso anterior: 58 quilos. Com dieta e caminhada, enxuguei 3 quilos em dois meses. Resolvi consumir a linhaça pela manhã e fui mais feliz: perdi 4 quilos em 45 dias. Agora estou quase lá!”
Amanda Fernandes de Oliveira, 27 anos, auxiliar administrativa (altura: 1,61 m, peso anterior: 68 kg, peso atual: 61 kg)
“Já estava fazendo dieta, mas os resultados estavam lentos. Incluí a linhaça no cardápio e emagreci 7 quilos em 40 dias – quase o dobro que na primeira fase! Deixo a semente mergulhada na água de um dia para o outro e bato (inclusive a água) com polpa de fruta. Fica gostoso e sacia.”
Meyre Mauriciane, 29 anos, assistente administrativa (altura: 1,60 m, peso anterior: 76 kg, peso atual: 69 kg)
“Sigo a orientação do grupo Vigilantes do Peso, que recomenda consumir bastante fibra. Por isso, no café da manhã, misturo a semente triturada ao iogurte ou à fruta. Na TPM, acrescento a linhaça também ao lanche da tarde. Corta a vontade de doce. Em três meses, emagreci 11 quilos."
Fernanda Zanchini, 23 anos, advogada (altura: 1,62 m, peso anterior: 89 kg, peso atual: 78 kg)
Livre das toxinas e dos quilinhos extras
Alguns nutricionistas afirmam que o organismo é suficientemente inteligente para se livrar sozinho das impurezas. Outros não discordam, mas defendem que o detox é importante para facilitar o processo de purificação. Principalmente se você costuma consumir fritura, alimentos com gordura trans, superindustrializados ou cultivados com agrotóxicos, fumar e se expor muito ao sol e à poluição. "Esses agentes externos contribuem para o aumento de componentes tóxicos no organismo, que, sobrecarregado, pode não dar conta de todos eles", diz Isabel Jereissati, nutricionista do Spa Casas Brancas, em Búzios. Resultado: células inflamadas. O que vem a seguir? Tudo o que você não quer: resistência baixa, cansaço, pele opaca e peso extra.
As fibras trabalham duro na faxina. Por isso, o cardápio detox é farto em hortaliças, castanhas e sementes. As frutas também são bem-vindas. Mas o limão é o queridinho da dieta. "Apesar do sabor ácido, essa fruta tem ação alcalinizante, o que melhora o funcionamento do organismo como um todo. Além disso, é rico em terpeno - substância que ajuda o fígado a eliminar as toxinas", diz Isabel. Ficam de fora: carne vermelha, açúcar, leite de vaca e derivados e aditivos químicos. Durante o programa, procure ainda evitar pães e biscoitos refinados. Aliás, esses itens podem sair de vez da sua alimentação. Mas se você não consegue viver sem eles, a nutricionista aconselha repetir o detox a cada 30 dias: pode ser por sete dias ou apenas um fim de semana. O importante é fazer esse tipo de limpeza com regularidade. Seu corpo agradece... com quilinhos a menos!
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Gorduras Viceral x Gordura Subcutânea
NEM TODA GORDURA É IGUAL
A subcutânea é difícil de perder, mas é menos danosa à saúde que a visceral.
gorduras
GORDURA SUBCUTÂNEA
⇨ Acumula-se sob a pele, principalmente no culote, nas nádegas e nas pernas e produz a celulite.
⇨ Células menores, que têm mais facilidade de se multiplicar e são mais sensíveis à insulina.
⇨ Prejudica menos o metabolismo, mas é mais difícil de perder.
⇨ Sua predominância caracteriza a obesidade ‘em formato de pêra’, considerada menos prejudicial à saúde.
⇨ Aparência de ‘gordura mole’, mesmo quando localizada no abdome.
⇨ Mais freqüente em mulheres, mas também pode estar presente em homens.
GORDURA VISCERAL
⇨ Acumula-se nas camadas profundas do abdome, em volta dos órgãos.
⇨ Células maiores, que se multiplicam pouco, mas são mais ativas e afetam o metabolismo.
⇨ Células mais resistentes à insulina.
⇨ É mais fácil de perder.
⇨ Caracteriza a ‘barriga de cerveja’ – mesmo que a pessoa não beba.
⇨ Sua predominância caracteriza a obesidade ‘em formato de maçã’, fator de risco para a saúde.
⇨ Aparência de ‘gordura dura’.
⇨ Mais freqüente em homens, mas também pode afetar mulheres.