terça-feira, 28 de junho de 2011

Nutricionista ensina dicas para quem não tem o hábito de beber água

Hidratação adequada melhora a pele, o intestino e ajuda a emagrecer; aprenda a fazer um coquetel para acabar com a prisão de ventre

O hábito de beber água traz uma série de benefícios à saúde. Com uma hidratação adequada, é mais fácil eliminar substâncias tóxicas do corpo, a pele fica menos ressecada, o intestino funciona melhor. Os médicos recomendam dois litros: oito copos de água por dia. Para quem faz exercício, o ideal são três litros. O organismo todo precisa de água.

E não se trata de gostar ou não de água. é questão de saúde mesmo. “Eu me policio porque tenho prisão de ventre, então tenho que ter muito cuidado com isso”, diz a fonoaudióloga Carmelita Vasconcelos. A água é tão importante que a gente tem que beber mesmo sem estar com sede. Beber por hábito, por disciplina, beber antes de estar com sede. Isso porque, de acordo com os especialistas, a sensação da sede só aparece quando o corpo já tá meio desidratado.

Tem gente que toma água constantemente, sem esforço. “É um ato que você faz sem nem perceber que tá fazendo. A garrafa tá lá e aí você abre, bebe, continua escrevendo ou prestando atenção na aula... E a garrafa sempre lá”, conta a veterinária Fernanda Fukahori.

Já outras pessoas não têm o costume e precisam ser lembradas, se não não bebem nada o dia inteiro. “Bebo pouquíssima. Mais à noite porque durante o período em que estou no trabalho é muito difícil parar para beber água. Tenho consciência de que estou errando, mas acho que falta disciplina. Quem sabe depois da entrevista, né? Todo mundo vai me cobrar...”, brinca a dentista Carmen Maciel.

“A gente tá fazendo aquele regimezinho, o organismo pede comida, a gente bota água. Satisfaz do mesmo jeito da comida”, defende o aposentado José Maria da Silva. A nutricionista Graça Albuquerque (foto 3) confirma: a água tem mesmo todo esse poder. Mas tem que ser água, não adianta substituir por outro líquido. “Você pode acrescentar um suco, um chá ao longo do dia, mas o valor da água é único. Água de coco é muito bom, mas tem que ter cuidado. As pessoas que têm restrição de açúcar porque têm uma taxa de glicose maior, o excesso de água de coco vai trazer aumento dessa taxa”, explica.

Ela dá uma dica pra quem não tem intimidade com o simples gesto de beber água: pegar uma forminha de gelo, cortar lâminas de limão e em cada espaço da forma botar um limão, encher de água e bota para congelar. Quando consumir a água acrescenta os cubinhos de gelo com limão. “Água emagrece. Se você toma água vai aumentar a saciedade e, consequentemente, vai sentir menos fome. Tem uma dica: tomar água em jejum, de manhã. Se for gelada, vira um termogênico natural, queima mais calorias”.

Coquetel para intestino preguiçoso:

1 fatia de mamão
1 colher de sopa rasa de prebiótico (é uma fibra solúvel)
1 colher de amêndoas em lâminas
3 ameixas sem caroço
1 colher de sobremesa de psilium
1 colher de sobremesa de glutamina
200 ml de iogurte natural
Pode acrescentar um pouco de água